Notícias

LQ1250 E SUAS BAIXAS TAXAS DE MORTALIDADE NAS FASES DE CRESCIMENTO

LQ1250 E SUAS BAIXAS TAXAS DE MORTALIDADE NAS FASES DE CRESCIMENTO

26/02/2021

O LQ1250 (Duroc DanBred) contribui para a obtenção de leitegadas numerosas e com alta vitalidade, bem como para a produção de cevados de crescimento rápido, com excelente conversão alimentar e menores taxas de mortalidade nas fases de crescimento e terminação.


É indiscutível que o desenvolvimento de porcas hiperprolíficas proporcionou um aumento relevante na produtividade das granjas comerciais de suínos nos últimos anos. Contudo, frequentemente, discute-se o impacto da maior prolificidade na redução da vitalidade e sobrevivência dos leitões oriundos de leitegadas numerosas. A utilização da característica LV-5 (leitões vivos ao quinto dia) no programa de melhoramento genético da DB-DanBred se mostrou exitosa ao longo dos anos para refutar esse paradigma, pois permitiu que o maior número de leitões nascidos também se refletisse em maior número de desmamados, sucesso este, comprovado em números nos últimos anos.


A 'fertilidade e sobrevivência’, um dos objetivos do melhoramento do Duroc DanBred, é outra característica utilizada no programa de melhoramento da DB-DanBred que também está correlacionada com menor mortalidade observada nos leitões da genética DB. Associado a isso, há ainda as vantagens proporcionadas pela maior resistência, vigor e rusticidade, características inerentes da raça Duroc, tendo sido demonstrado recentemente que o uso de reprodutores Duroc como terminador resultou em menores taxas de mortalidade de leitões (Pedersen et al., 2019).


Grande importância é depositada na taxa de sobrevivência em leitões jovens, ou seja, nas fases de maternidade e creche. Contudo, quando se analisa o ciclo de produção como um todo, as mortalidades observadas nas fases de crescimento e terminação também não podem ser negligenciadas, já que terão grande impacto nos resultados econômicos da atividade. Uma das principais características do reprodutor LQ1250, e que tem se consolidado de forma notória no mercado, é promover maior resistência aos leitões produzidos, especialmente em situações de desafios sanitários, o que, consequentemente, resulta em menores taxas de mortalidade e refugagem de forma geral, facilitando, assim, a redução no uso de medicamentos pela granja.


Na tabela 1 estão apresentadas as taxas de mortalidade na fase de terminação, registradas em testes comparativos realizados em clientes independentes no estado de Minas Gerais e em uma cooperativa de Santa Catarina.


Outro ponto de extrema importância e que não pode ser negligenciado durante as análises de uma granja, é a mortalidade dos animais ocorrida durante o momento do carregamento para o frigorífico. Em teste comparativo realizado no estado de Minas Gerais (Tabela 2), considerando a porcentagem dos animais que morreram na fase de terminação, cevados oriundos do LQ1250 apresentaram menor mortalidade no momento do carregamento com destino ao frigorífico, quando comparados a duas linhagens concorrentes. As mortes ocorridas durante esse momento têm grande impacto econômico, já que todos os custos envolvidos para a produção de um cevado para o abate já foram contabilizados.


Esses resultados refletem a maior robustez do LQ1250, o que indica maior eficiência da resposta imune e fisiológica do animal ao estresse e aos desafios sanitários. Indicam, ainda, maior capacidade de manutenção do desempenho e menor índice de doenças subclínicas, com grande destaque para a maior viabilidade na introdução de programas visando à redução do uso de antimicrobianos e melhoradores de desempenho.




Fonte: Informativo DB - Janeiro 2021


Voltar para notícias