Notícias

DB RECOMENDA

DB RECOMENDA

05/05/2020

Duroc DanBred: nova característica melhora a sobrevivência dos leitões

A característica ’fertilidade do macho’, um dos objetivos do melhoramento do Duroc, foi alterada para 'fertilidade e sobrevivência'. De acordo com simulações da área de Pesquisa e Desenvolvimento da DanBred - o Centro Dinamarquês de Pesquisa em Suínos - essa mudança levará a uma melhor sobrevivência dos leitões ainda neste ano.

Quando os leitões sobrevivem aos primeiros cinco dias pós-parto, as chances de eles chegarem até o abate aumentam significativamente. Isso foi comprovado por todos os estudos realizados pela área de Pesquisa e Desenvolvimento da DanBred, com base em dados de plantéis de granjas núcleo e multiplicadoras.

A característica LV-5 (leitões vivos ao quinto dia) foi, há muito tempo, incorporada como um dos objetivos de melhoramento das linhagens Large-White e Landrace e, agora, será implementada também no melhoramento do Duroc. 

“No caso do Duroc, que é a nossa linha de reprodutores terminadores, trabalhamos, nos últimos quatro anos, para melhorar a característica ‘fertilidade do macho’. Essa característica foi incorporada aos objetivos do melhoramento em 2015 visando o aumento do tamanho da leitegada, dentre outros aspectos, e foi um grande sucesso”, afirma a cientista-chefe do Centro Dinamarquês de Pesquisa em Suínos, Birgitte Ask.  

“O tamanho da leitegada aumentou significativamente, produzindo efeitos quase imediatos na produção comercial. Ao alterarmos essa característica para ‘fertilidade e sobrevivência’, como fizemos agora, estamos focando não apenas no tamanho da leitegada, mas também no aumento da sobrevivência dos leitões", explica a cientista-chefe. 


Melhoria imediata na sobrevivência dos leitões

Essa mudança no objetivo do melhoramento do Duroc promoverá uma maior sobrevivência dos leitões, com reflexos já neste ano, de acordo com as estimativas da área de Pesquisa e Desenvolvimento da DanBred. 

“Além do efeito positivo existente na sobrevivência, alcançado pelo melhoramento com base no LV-5, que faz parte dos objetivos do melhoramento das linhagens maternas da DanBred desde 2004, a inclusão dessa nova característica paterna entre os objetivos do melhoramento do Duroc contribuirá ainda mais para o aumento da sobrevivência dos leitões", explica Birgitte. “Veremos um aumento de 0,05 leitões vivos ao quinto dia por leitegada durante o primeiro ano e, durante o ano seguinte, o número aumentará para 0,10 leitões vivos a mais, e assim por diante”, afirma a pesquisadora.

Embora a melhoria possa parecer relativamente pequena, é importante levar em consideração o grande número de leitegadas que nascem a cada ano e o fato de que o número de leitões sobreviventes se acumulará ano após ano, resultando em um efeito positivo significativo na sobrevivência dos leitões. 


Reavaliação do peso econômico 

Com a introdução da nova característica, o peso econômico dos objetivos do melhoramento também foram reavaliados. Como consequência, o peso econômico reflete, agora, o fato de que um leitão vivo a mais ao quinto dia tem mais valor do que se fosse um leitão a mais no parto.

“Os leitões sobreviventes ao quinto dia valem mais dinheiro e, portanto, o peso econômico para ‘fertilidade e sobrevivência’ é maior do que o da característica antiga ‘fertilidade do macho’. Especificamente, o novo valor é de € 1,49 por leitão por leitegada, comparado aos €1,34 da característica anterior”, finaliza Birgitte Ask.


Voltar para notícias