DB

Outubro Rosa DB: momento de reflexão proporcionou conscientização e informação aos colaboradores

26.10.2018 / Fonte: -

Outubro Rosa DB: momento de reflexão proporcionou conscientização e  informação aos colaboradores

Em 2017, quando participava de uma palestra sobre prevenção do câncer de mama, promovida pela DB por ocasião do Outubro Rosa, a Auxiliar do Setor de Transportes da DB, Dênia Silva Braz, fez questão de prestar atenção em todas as orientações que eram passadas pelo médico convidado, o dr. Flávio Gil. Ela ainda não sabia, mas aquela informação, poucos dias depois, iria fazê-la desconfiar de um sintoma do qual sua tia havia se queixado. 

Por razão da palestra e, sabendo do histórico de saúde de sua tia, que já tinha enfrentado um câncer de mama há 20 anos atrás, Dênia a aconselhou e, juntas, rapidamente foram ao médico. Após os exames, infelizmente, o diagnóstico foi confirmado. Um ano depois, talvez graças a rápida reação de Dênia, ela pode contar, com alegria, que sua tia está curada, e que já concluiu o tratamento com quimioterapia e iniciou a radioterapia. 

São histórias como essas, que reforçam o compromisso da DB com a causa do câncer de mama, e demonstram que trabalhar ações de conscientização e prevenção é sempre o melhor caminho. Desde 2013, a empresa realiza campanhas em prol do Outubro Rosa.  
 
Para este ano, o departamento de Medicina do Trabalho da DB planejou um momento de reflexão, no qual foram abordados os fatores de risco e as formas de prevenção do câncer de mama, bem como o diagnóstico e as etapas para tratamento da doença. Além da exibição de um vídeo, os participantes receberam um folheto informativo e puderam compartilhar histórias ou dúvidas ao final do evento. Todas as colaboradoras foram presenteadas com um bombom, em uma bela forminha em formato de rosa, simbolizando o carinho que a empresa tem por cada uma. 

As ações de conscientização sobre o câncer de mama foram direcionadas a todos os colaboradores, pois a DB entende que os homens podem atuar como multiplicadores, levando essas informações para suas esposas, mães e filhas. Além disso, o câncer de mama também acomete os homens, no entanto, em uma proporção muito menor do que ocorre nas mulheres, cerca de 1% dos casos. Em cinco dias de mobilização, a ação percorreu as 11 unidades da DB e alcançou, aproximadamente, 900 pessoas. 

Para reforçar a mensagem passada no momento de reflexão, durante todo o mês de outubro, ficará exposto, em todas as unidades da DB, um mural com depoimentos reais de pessoas que sobreviveram à doença e, também, de colaboradoras da DB que, após participarem de ações como essa nos anos anteriores, identificaram nódulos na mama e agora fazem acompanhamento médico anual. 

Receba as nossas novidades
direto no seu e-mail